quinta-feira, 15 de abril de 2010

ARTES MARCIAIS

As lutas escolhidas foram:
  1. Boxe
  2. Esgrima
  3. Judô
  4. luta Greco-Romana
  5. Taekwondo
  6. Kung-Fu
  7. Karatê
  8. Jiu-Jitsu
Como são muitas lutas eu irei escolher 2 para poder falar mais aprofundadamente:

ESGRIMA


História

PRÉ HISTÓRIA: Segundo o site da Confederação Brasileira de Esgrima, tudo começou na pré história, quando o homem pegou um pedaço de pau para se defender e para caçar, ou seja para uso de sua sobrevivência.

EGITO: Os relatos são de uma Esgrima de impacto, assim como na pré história ainda sem o metal.

GRÉCIA E ROMA: Os gregos utilizavam (na mesma época) de armas parecidas com as dos egípicios, que também eram de impacto mas já com o metal. Os romanos por influência dos gregos possuiam uma arma muito semelhante, mas eram menores e mais largas. E com os romanos a esgrima ganhou além da função do combate a de entreterimento, com os coliseus e os gladiadores.

A história veio se modificando, juntamente com a ciência e a tecnologia, e com tudo isso a Esgrima. Conforme surgiam novos tipos de armas como arcos e lanças, a espada sofria mudanças, conforme a espada sofria mudanças eram criadas armaduras para guentar o tranco. A espada começa ficar mais leve e fina, os golpes sofrem modificações.

A esgrima ganha aspecos de Realeza, e motivo de combates entre reis. Ganha mais velocidade (as armaduras não funcionavam mais porque as espadas perfuravam através das articulações da mesma) e o punhal.

Na itália surgem os primeiros estudiosos de Esgrima, posições e táticas de combate.
Século XVII surgem as primeiras armas (portáteis) de fogo, período da decadência da espada, que ainda não havia sido abandonada de combate, (pois se as armas falhassem, possuiam a espada) mas não era mais a principal arma de combate.

Na França surge as primeiras escolas de Esgrima, criando uma rivalidade com os Italianos, que dura até hoje.

A Esgrima já dominava toda a Europa (principal continente colonizador) fazendo com que o mundo tivesse conhecimento do então modo de combate, pós o maior crescimento das armas automáticas (armas não-brancas) a LUTA se tornou ESPORTE no caso da Esgrima estreiando nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna em Athenas.

Nesse Link você encontra uma animação em 2D que mostra como funcionam as:
  • Armas
  • Posições
  • Campo
  • Pontuação
Foi tirada do site do COB (Confederação Olímpica Brasileira): http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/FE/index.html

ADAPTADA:

A esgrima adaptada é igual a normal em termos de regras, ataques, defesas. Unica mudança é que é cadeiras apropriadas para os cadeirantes, montadas em trilhos nos quais ajudam a executar os movimentos. Vejam o Vídeo:



KUNG-FU

O Kung-Fu ou WUSHU é uma luta de origem Chinesa, e foi criada primeiramente com intúito de manter a saúde e o corpo saudável (Oliveira V. O que é Educação Física), mas em um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Graduado Vinício Renner Koppe para obtenção do grau Bacharelado em Educação Física pela UFRGS ele afirma que por ser vasta, a China desenvolveu várias técnicas de luta, e variava de acordo com o ambiente de cada região.

Uma luta criada antes das Armas de fogo, com intúito de defesa e usavam as mãos ou armas brancas (espadas, lanças...) para isso. Como escrito a pouco, o WUSHU era diferente em cada região, possibilitando diferentes técnicas. Essas formas diferentes de praticar o Kung Fu são denominadas "estilos" que possuiam nomes de animais ou de famílias.

Com o passar do tempo, assim como a Esgrima, a artes marciais perderam sua finalidade de combate, por várias consequencias, como a arma de fogo.

(necessário ADOBE READER) fonte:. http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18868/000732164.pdf?sequence=0

Jeet Kune Do

Escolhi o Jeet Kune Do, pois é a arte marcial criada por Bruce Lee, não pode ser chamada de estilo, pois Bruce afirmava não haver estilos, pois todos os seres humanos possuem 2 braços duas pernas etc... e sim a expressão corporal através da arte marcial. Mas coloquei como um derivado do Kung-Fu pois foi uma das artes aprendidas por Bruce Lee e que teve influência na criação do Jeet Kune Do.
Então o Jeet Kune Do não pode ser classificado como estilo, mas como uma forma de expressão corporal, na qual explora a arte marcial de cada pessoa ao máximo, e mesma pessoa terá direito de questionar a eficiencia dos movimentos ensinados e adaptar ao seu corpo.

fonte: http://www.jkd.com.br/ (Associação Brasileira de Jeet Kune Do)
e vídeos entrevistas tiradas do YOUTUBE do criador da denominada "Ferramenta":

INICIALMENTE A ENTREVISTA É VOLTADA AO BRUCE LEE COMO ATOR, MAIS PARA O MEIO E O FIM DO VÍDEO BRUCE MOSTRA O SEU LADO LUTADOR, FILÓSOFO E PESQUISADOR DAS ARTES MARCIAIS:



A entrevista continua com outros vídeos também legendados que podem ser encontrados no próprio YOUTUBE, no qual nos mostra a formação acadêmica e marcial de Bruce Lee.
*O melhor Lutador do Mundo.

SÍNTESE

As artes marciais nos proporcionam o auto-conhecimento, fiz Kung FU durante quase um ano, pouco, mas significante pra mim. Trabalhavam de uma forma na qual me proporcinou melhor conhecimento do meu corpo. Não pude continuar por motivos finaceiros da época e por ser muito novo não possuia uma opnião estável (kkkk).

Podemos ver claramente ao conhecermos as artes marciais que possuem momentos históricos, significantes, parecidos, como por exemplo: o surgimento das armas de fogo (portáteis) causou grande modificação em todas as artes marciais. Saindo da Luta (como principal objetivo) para Esporte. A tecnologia, a evolução da Ciência e do mundo, as formas de governos modificaram a essência de muita coisa.
  • As Olimpíadas ganharam caráter financeiro;
  • Trouxe o Esporte de alto rendimento;
  • As lutas se tornaram Esporte;
  • O jogo se tornou "esporte de lazer";
"Em minha visão, é como um siclo, as atitudes humanas do passado, determinam as consequências do presente, e por causa dessas consequências nós do presente tomamos atitudes na maioria das vezes não muito corretas (por falta de visão do passado), que vão trazer consequências para o futuro" Rodrigo Nunes Vieira Scanavacca.



domingo, 11 de abril de 2010

Exposição - Cultura - Educação Física

AVisita a exposição - Hélio Oiticica, ITAÚ CULTURAL
Av. Paulista prox. ao metrô Brigadeiro

Desde o início do semestre, e do contato com essa nova forma de ensino na UNICID, venho me superando perante desafios complicados pra mim, mas extremamente divertidos. E quando soube que minha avaliação seria: visitar a exposição de Hélio Oiticica (um artista comtemporâneo "não-plástico") e associar com tudo que aprendi em 2 meses (garanto, não foi pouco) gostei muito, pensei: "que idéia bem loka (legal)!! (risos)".
Ao chegar na exposição não vi o que esperava, não possuia relação direta com a Educação Física assim como o Museu do Futebol (a exposição de visita para o pessoal da manhã), pois vi quadros, coisas suspensas no ar, "guarda roupas", viveiro etc. Essa foi minha primeira visão, (aprendi que não devemos confiar em nossa primeira impressão kkkkk) mas ao começar a analisar, pensar: No que eu ia associar? Como associar? O que eu aprendi até agora? E então finalmente em minha total ignorância achei a relação direta que eu tava procurando (kkkk), aquilo tudo era o corpo e tinha sim relação com quase tudo que havia aprendido.

Primeiro queria mostrar exatamente minhas anotações ao visitar pela primeira vez a exposição das obras de Hélio Oiticica:

  1. "Construtivismo Favelar *começa quando(concreta e neoconcreta) Morro Mangueira RJ
  2. (marcada, trajetória poética)
  3. * Espontâneidade
  4. * Inacabadas
  5. volta ao mito, incorporação sensorial
  6. nova objetividade TROPICÁLIA*
  7. Exercício experimental da liberdade:
  8. "Ele quebra, desconstrói a idéia de "quadro" seria o que ele define de mudança política, fundada na liberdade do expectador, procura a liberdade individual".
  9. oposição a sociedade burguesa, tras na transição libertina a revolução do comportamento individual. (com a atitude dele procura insentivar-nos ao que ele define como revolução do cmportamento. Tenta mexer com nossas atitudes - dimensão ATITUDINAL?)
  10. A idéia de quebra de paradigma, quando traz a idéia de "museu é o mundo e a experiência cotidiana"
  11. - Parangolé = antiarte ?
  12. "mito" ele trabalha menos com a razão e mais com o espírito, cheio de fogo e tensão (ludico?). Detesta formulação de Dogmas (Maurício?) Chega de Intelecto, ele fala que isso reprime a expressão natural e cria leis e preconceito. (Core de Culturas? *isso eu percebia agora)
  13. QUADRO NÃO
  14. PINTURA NO ESPAÇO SIM experiencia própria.
  15. integração = elementos cor, tempo e espaço (ludico?) nova estrutura.
  16. Os quadros: "metaesquemas" , pinturas no papelão , estruturas geométricas bagunçadas: * me lembram desordem. (princípio Física Quantica?).
  17. A idéia de sentir a obra "sentidos" perceber a "realidade".
  18. invenção dacor = cor= invenção.
  19. Aliação do corpo, corpo "ar" expressão corporal.
  20. A descoberta do mundo através do andar.
  21. Por isso as areia e as pedras no chão da exposição.
  22. COLETIVO
  23. Os "Penetrátveis" a interação, idéia de liberdade e vários caminhos para um só objetivo. (Física?)
  24. A diverção que se obtem "experimenando" suas obras "Retalhos de pano" PRANGOLÉS, criatividade.
  25. Capitalismo "X"
  26. Não linear, quebras de paradigmas. Para ele não existe a integração das artes, pois nunca se separarão. A idéia de trabalhar o corpo através da obra.
  27. Mergulho do corpo, vivencia aquática."
Poucas frases para me ajudar a recordar o que pensei e o que senti enquanto visitava a exposição.

Mas essas anotações foram feitas na primeira visita, na segunda já percebi outras coisas, que não foram necessárias anotações.

Vídeo que mostra um pouco das Obras de Hélio Oiticica dublada por ele e por algumas músicas.



As obras que me chamaram mais atenção foram:
  • Parangolés
  • Cosmococa
  • Penetráveis
Obras nas quais nós somos instrumentos necessários para que se tornarem a verdadeira arte que Oiticica propos. Nosso corpo (biológico, psicológico e social integrados, impossivel a separação) como parte da arte.

A relação estabelecida por mim na avaliação, foram com os seguintes temas:
  • Pieter Brueghel e Hélio Oiticica (Arte e visão);
  • Xadrez e os Penetráveis (liberdade e surpresa);
  • Huizinga/características do jogo e Hélio Oiticica como um ser lúdico;
  • Huizinga/características do jogo e COSMOCOCA-intúito da espontaneidade e ludicidade);
  • "Princípios Quânticos" e Idéias de Oiticica (revolução, quebras de paradigmas, desordem);
  • *"Obra da Caixa D'água" e Atividades Aquáticas;
  • "Menos lógica e mais espírito" - "MITO" e Olímpíadas;
  • Atitude Revolucionária - Capitalismo e Texto do Bracht;
  • Classificação de Esportes - Suraya Darido e Aprendizado na Exposição;
Referências:

Huizinga J. HOMO LUDENS

Revista Continnum - Itaú Cultural pag. 2 e pag 8

Suraya Darido Classificação dimenções: atitudinal, conceitual e procedimental.

Textos retirados da Exposição - Itaú Cultural Hélio Oiticica

site do COB - Confederação Olímpica Brasileira

ARANHA, Maria Lúcia A. ; MARTINS Maria Helena P. - obra: Filosofando

*http://www.efdeportes.com/efd134/principios-fisicos-e-respostas-fisiologicas-a-imersao.htm

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aprendendo com Video-Games!

A nova forma de aprendizado foi vista INICIALMENTE como extremamente divertida e nem um pouco séria. Mas isso foi inicialmente. Antes de eu considerar como uma tarefa acadêmica. Sabemos da existência de inúmeras formas pedagógicas de ensino usando das propriedades lúdicas, e existem *pesquisas que mostram a eficiência destes tipos de ensino.
E a idéia de usar o vídeo-games foi legal, pois você aprende de uma forma totalmente divertida, e se levar como um instrumento de aprendizado não se torna cansativo e chato. Quantas técnicas pedagógicas de ensino no mundo, existem com essas qualidades?

Referência:
*
(http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da-crianca-na-escola.htm)

http://www.comunic.ufsc.br/
link: Pesquisas > “Novas formas de aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação.” Equipe: Nilza Gomes, Rose Aparecida de Souza Antunes, Simone Pereira Lima, Jane Makoski.


A PRÁTICA


A idéia foi pegar jogos de esportes e através da análise dos jogos, absorver qualquer tipo de aprendizado. Os jogos estudados por mim foram Tênis, Skate, Futebol Americano, Golfe.

O que aprendi através do vídeo-game sobre o Tênis:

*Possui um campo dividido por uma rede, no qual dois jogadores (1 de cada lado do campo) através da batida com a raquete mandam a bolinha de um lado para o outro, e se a bolinha bater mais de duas vezes no campo do adversário é ponto seu (ou se bater uma vez no campo e outra fora do campo), mas se você mandar a bolinha direto pra fora do campo do adversário é “fora” e o ponto vai para o seu adversário.
A pessoa ao marcar, ganha 15 pontos, se marcar novamente ganha mais 15 pontos, o placar vai a 30, aí se marcar novamente ganha mais 10 pontos, ficando com 40 pontos no placar, se marcar novamente a pessoa fecha o “set”. São necessários 5 sets para a vitória.
OUT = Fora
Aprendi também como funciona e o porquê dos desenhos no campo de Tênis.
Mais sobre o esporte: http://www.tenispaulista.com.br/

O que aprendi através do vídeo-game sobre o Skate:

STREET = Rua
Aprendi nomes de manobras como: Double Kick, Nose Stall e Manual, que são executadas nos ambientes da cidade como: casas, corrimãos, calçadas, trilhos de trem...
As manobras no skate são executadas no ar (através de rampas ou algo parecido encontrado na cidade) através de saltos.
Existe a competição entre dois skatistas na qual é marcada através de pontos, quanto mais difícil a manobra mais pontos se adquirem.
Mais sobre o esporte: http://www.cbsk.com.br/

O que aprendi através do vídeo-game sobre o Futebol Americano:

O ponto é marcado quando se executa o “touchdown” (toque o chão), que é quando o jogador toca o chão com a bola atrás da ultima linha do campo do adversário.
As marcações são estrategicamente montadas, para impedir que o jogador adversário (com a bola) de marcar o ponto.
Quando o touchdown acontecer, o jogador que marcou o ponto tem direito a um chute (que se acertar um tipo de “aro” será marcado 1 ponto) ou um arremesso (2 pontos).
É um jogo com interação direta e muito contato. Um esporte de bola, e podemos classificar como sendo “radical”. Usam grande proteção pelo fato do jogo ser com muito contato nunca amistoso.
Mais sobre o esporte: http://www.futebolamericanosp.com.br/

O que aprendi através do vídeo-game sobre o Golfe:

É um esporte feito em campos muito extensos, no qual o objetivo através do “taco” é acertar a bolinha através de jogadas no buraco que se encontra a alguns metros de distância. Quem fizer este “feito” em menos jogadas ganha.
Mais sobre o esporte: http://www.fpgolfe.com.br/ojogo/comojogar.asp

Resultado:
  • O interessante foi "jogar esportes!"
  • Aprender coisas como regras (que são uma chatice) de uma forma muito legal.
  • Instigou minha curiosidade e me fez buscar mais conhecimento sobre esses esportes, que até então, eu conhecia nada ou muito pouco. Além de instigar minha vontade de pratica-los.
  • Então além de eu adquirir conhecimento jogando vídeo-game, a atividade me fez buscar mais sobre o assunto. Acredito que se bem usadas as tecnologias atuais servem como forma de aprendizado e de estimulo a atividade física e não só ao sedentarismo como a maioria pensa.

domingo, 4 de abril de 2010

♪ me

axei legal, e falei "vou postar" !

ser humano, ser ludico, homo ludens:

"Vida de moleque é vida boa
Vida de menino é maluquinho
É bente-altas, rouba bandeira
Tudo que é bom, é brincadeira"

sábado, 27 de março de 2010

Ciência?

Vamos entender ciência :

Mito/Dogma: Mito seria a "verdade" pensada de uma forma não-lógica e sem o rigor da argumentação mas definida pela "intuição", intuitiva não necessita da comprovação, a . Associado ao dogma no sentido da certeza, verdades não-questionadas, se recusam a discutir suas verdades "estagnados no mundo do conhecimento".

Ceticismo: "O pessimista", não acredita no alcance da verdade, acredita na probabilidade, não crê em um conhecimento verdadeiro. O oposto do dogma.

Visões de mundo (verdade): A Positivista "o mundo como soma de nossas percepções" , provavam a verdade ou a falsidade através da observação (testavel) da experiência. E a Realista
"o mundo como realidade independente da observação" acreditam na realidade independente da observação, as leis da natureza estão nela, independente do ser humano descobri-las ou não. A visão de mundo do Einstein (segundo seu livro Comment je vois le monde) é que todo homem tenta formar uma visão de mundo clara. E precisa romper com isso para fazer a imagem de mundo que se constrói e tem que se tornar a imagem do mundo para poder formular esta imagem com extrema clareza nitidez e certeza.

A ciência = conhecimento da natureza (mundo e relções)
Sujeito > conhecimento > Objeto.
(sujeito é o que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.)

>
Após o conhecimento teológico (mitos/dogmas) e Filosófico (céticos) surge as ciências, que seriam os conhecimentos sobre determinados objetos: "conhecimentos que se baseiam em investigações sistemáticas, empiricamente fundamentados pelo controle dos fatos"

Após a "revolução científica" de Galileu a ciência toma novo rumo, com as "descobertas" obtidas por Galileu, Descartes e Brahe, Newton elabora teoria da gravitação universal, ajuda na matemática e nos conhecimentos quimicos. Suas teorias foram fundamentais para a evolução da ciência durante um bom tempo. Mas após o seculo XX descobertas começam a por em duvida certezas "newtonianas" e surge então a física quântica (não-newtoniana).

Física

Clássica (Newtoniana) : Tinha uma certeza de mundo firme pressuposta pelo mecanicismo e o determinismo. Suas características basicamente são:

  • Certeza
  • Previsibilidade
  • Hierarquia
  • Controle
  • Ordem
  • Mecânico
  • Linear
(principais: Galileu, Newton...)

Moderna (Quântica) : A incerteza de mundo. Suas características basicamente são:

  • Incerteza
  • Imprevisibilidade
  • União
  • Flexibilidade
  • Desordem
  • Dinâmico
  • Não-Linear
Esher

(principais: Planck, Einstein...)

Educação Física é Ciência?

Não. A educação Física se desenvolve com base em outras ciencias, (bilógicas, sociais...) mas não significa que não produza conhecimentos, pelo contrário possui muitas linhas de pesquisas e diferente do que muitos pensam, não só na área esportiva, mas biológica também, como prova disso uso o exemplo de um profissional da área:
Rodrigo Gonçalves Dias que ganhou um premio no congresso nacional de cardiologia por desenvolver uma pesquisa reveladora na área. Mas não podemos dizer que a Educação Física seja uma ciência, pois para ser ciência é necessário possuir seu próprio "Objeto" (entre outras coisas) e o ser humano já é um objeto das ciencias biológicas, este seria um dos motivos.
Existem estudos sobre a Ciência da Motricidade Humana, na qual o seu objeto seria a Motricidade humana e a Educação Física teria de mudar seu nome, para talvez assim, tornar-se Ciência.

Bibliografia:
http://74.125.93.132/search?q=cache:3a3fgu43d_sJ:www.cd.ubi.pt/Trabalhos/Trab%2520%28resumo%29%25201/resumos/Um%2520Objecto%2520de%2520Estudo%2520a%2520Motricidade%2520Humana.doc+Manuel+S%C3%A9rgio+A+ciencia+da+motricidade+humana&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria Lúcia A. ; MARTINS Maria Helena P. - obra: Filosofando

JAPIASSU, Hilton - obras: Introdução a epistemologia e Questões epistemológicas.

HASSEN, Johannes - obra: Teoria do Conhecimento

Obs:.

As similaridades da idéia da física clássica com o capitalismo (criticado por Bracht) e a linha de pensamento Militarista (Ed.Física) são visíveis, a Visão de Controle, Ordem e Hierarquia são todas grandes características do capitalismo. Mas sabemos que a nossa vida é muito mais "Quântica" do que "Newtoniana", o nosso dia é dominado pelo imprevisto, planejamos o dia inteiro (idéia de controle e ordem), mas quem consegue fazer tudo que planejou sem nenhum imprevisto?
E se realmente existisse o controle de alguma coisa, não teríamos os "estraga prazeres" do jogo... que jogo ? ... ora o capitalista.

Legião Urbana - Geração Coca-Cola



Letra:

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola (4x)

Depois de 20 anos na escola
Não é dificil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola (4x)




quarta-feira, 24 de março de 2010

Olimpíadas


OS JOGOS OLÍMPICOS
Os jogos olímpicos é um festival que mobiliza todo o mundo (literalmente) a uma confraternização esportiva, promovendo a paz através de diverços eventos esportivos nos quais ocorrem competições entre Ateletas de alto nível, premiando o primeiro colocado com medalha de ouro, o segundo com medalha de prata e o terceiro com medalha de bronze.

Um pouco da ERA ANTIGA e seu verdadeiro espírito:
As pesquisas oficiais mostram que os Jogos Olímpicos surgiram em 776 a.C na Grécia em homenagem a Zeus (o DEUS mais poderoso da mitologia grega) e os jogos tinham a intenção de promover a paz interrompendo gruerras.
Os Jogos Olímpicos da era Antiga duraram até 394 d.C., quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio, ele havia se convertido ao Cristianismo e os jogos olimpicos eram uma veneração aos Deuses de sua antiga religião.

Um pouco da ERA MODERNA e seu verdadeiro espírito:
O renascimento das olimíadas aconteceu cerca de 1500 anos depois de seu banimento, por causa do barão Pierre de Coubertin, que com muito esforço conseguio convencer o governante de Athenas da época a cediar os jogos e com uma conferencia entre alguns países organizar as Olimpíadas de 1896. "Estava criada também a concepção moderna do Olimpismo, filosofia que sintetiza a relação amigável entre as pessoas de diferentes países a partir do esporte."

mais informações sobre os atuais esportes olimpícos (eventos, história, regras e etc.) :
  • http://www.cob.org.br/
  • http://www.olympic.org/
fonte:. http://www.cob.org.br/jogos_olimpicos/home.asp

Para um espírito de descontração um vídeo DESCONTRAÍDO:




A Influencia das Olimpiadas: Os países
sede das olimpíadas ganham maior atenção do governo e melhor condiçoes de Lazer, pois ganham reformas nas ruas, calçadas, ganham estádios, se enveste mais na segurança, nos hospitais, meios de transporte e em toda a parte de Lazer e turismo. Com as olimpíadas os países gastam muito mais, mas ganham muito com isto também. Além das Olimpíadas serem os maiores eventos divulgadores do esporte no mundo, influenciando as populações a praticarem esportes e exercícios físicos, mantendo nossa profissão (ou furtura profissão) em evidência e em total importnacia.

Esporte e sua influência. Mídia e sua influência no esporte :

Todos sabemos a influencia que o esporte e seus atletas têm na população, prova disso são os constantes comerciais e propagandas com grandes atletas que vemos na televisão ou em aut-doors. O esporte contém muitas caracteristicas lúdicas - Huzinga: nós somos seres com essencia lúdica e nos atraímos quando vemos um jogo -. As grandes indústrias perceberam isso e acabaram influenciando muito o nosso meio esportivo. Regras foram criadas no futebol como a punição se tirar a camisa do time na comemoração do gol. Intenção essa de impedir que após o gol o jogador esconda as propagandas na camisa estampadas, lógico, após o gol cameras das emissoras de TV estarão concentradas no jogador e se ele estiver sem a camisa do time as “propagandas” não iram acontecer. Por causa deste grande poder e influencia eventos antigamente criados com um intuito se perderam “no caminho” e hoje possuem outros objetivos, como as Olimpíadas, perderam a sua principal intenção antes era promover a paz e a prática de esportes (com objetivos voltados a saúde), agora possui mais intenções comerciais do que “espirituais”.

Base:.
http://www.efdeportes.com/efd123/ilusao-em-massa-o-papel-da-midia-no-esporte.htm

quinta-feira, 11 de março de 2010

Classificação de Esportes

Existem as classificações por CARACTERÍSTICAS que dividem o esporte de acordo com suas características:

BASE: http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm
  • individual
  • coletivo
  • com interação (direta ou indireta, com contato ou sem contato, implícita ou explícita)
  • com ou sem estabilidade ambiental
BASE: Tubino (O que é Esporte)
  1. Esportes Tradicionais;
  2. Esportes-Aventura/ na Natureza/ Radicais;
  3. Esportes das Artes Marciais;
  4. Esportes de Identidade Cultural;
  5. Esportes Intelectivos;
  6. Esportes com Motores;
  7. Esportes com Música;
  8. Esportes com Animais;
  9. Esportes Adaptados;
  10. Esportes Militares;
  11. Esportes Derivados de Outros Esportes.
E por modo de aplicação (Manuel Tubino) são caracterizados de acordo com cada profissional ou pessoa:
  • Rendimento: Esportes de alto nível, praticados na busca de obter grande desempenho e performace. (ex:. Locais de treinamento de grandes times, ou profissionais)
  • Lazer: Esporte praticado com principal intúito de participação e lazer, divertimento. (ex:.Clubes, Parques)
  • Educação: Esportes praticados com a intenção de Educar muitas vezes a parte física e cognitiva. (ex:.Escolas)
E o esporte em suas 3 dimensões educa de alguma forma*: o ser, o fazer e o saber:
  1. o ser, dimenção Atitudinal: Trabalha as atitudes do indívíduo, em relação a cidadania: deveres e direitos (sociedade), lidar com regras e às vezes o por que delas.
  2. o fazer, dimenção Procedimental: Trabalha com atividades que estimulem o indivíduo a vivenciar, perceber e praticar as atividades motoras: correr, desviar, girar, amortecer...
  3. o saber, dimenção Conceitual: Trabalha os conceitos (história, teoria...) de algum TEMA: Olimpíada, Futebol, Maratona) .Classificação de Suraya Darido
*algumas mais que outras.
Por que às vezes ?

Em seu texto "A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista (1968)" Valter Bracht faz uma crítica na qual afirma que somos educados em e para sociedade capitalista. Ele, se expressa baseado em trechos escritos por outros autores:

"A criança através do esporte aprende que entre ela e o mundo existem "outros" e que para convivência social é presisamos obedecer determinadas regras, ter determinado comportamento."(Oberfur e Ulrich, 1977)

"Pelas regras da competição o esporte imprime o comportamento as normas desejadas da competição e da concorrência." (Parlebas, 1980)

"As condições de um esporte organizado são simultaneamente as condições de uma sociedade de estruturação autoritária." (Weigelt, 1972 apud Diertrich, 1975)

"O ensino dos esportes nas escolas, enfatiza o respeito incondicional e irrefletido às regras e dá a estas um caráter estático e inquestionável o que não leva à reflexão e ao questionamento, mas sim, ao acomodamento." (Weis, 1979)

Ou seja, o esporte trabalha as atitudes da criança, mas muitas vezes trabalha para satisfazer uma sociedade na qual os que "ganham mais , podem mais" e cabe ao Educador, no caso o professor de Educação física, se concentrar nestes fatores e procurar desenvolver um esporte no qual não se valorize a competição, classificada por ele como "discriminatória", no qual existem "melhores" e "piores" reforçando o esforço individual, mas um esporte que valorize a cooperação, buscando o desenvolvimento do coletivo.


AS IMAGENS A CIMA SÃO REFLEXIVAS E POSSUEM COERÊNCIA COM O TEMA.

Atividades Aquaticas

Primeiramente gostaria de explicar rapidamente como funcionam coisas, como a flutuação, a hidrostática e a viscosidade, pois todas essas coisas ocorrem enquanto estamos no meio aquático e é legal entendermos mais ou menos como funcionam.

FLUTUAÇÃO (Princípio de Arquimedes)

"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Para um corpo flutuar é necessário que a *densidade deste corpo seja menor do que a do líquido no qual ele deseja flutuar. O ser-humano possui *densidade menor do que a da agua de uma piscina ou do mar por isso ele flutua. Um dos motivos por ser mais facil flutuar no mar do que em uma piscina é a densidade. A agua do mar é mais densa do que a de uma piscina por causa do sal, tornando assim um liquido um pouco mais facil de se ocorrer a flutuação.
fontes:
A Hidrostática é a Lei que afirma que quanto mais fundo e mais denso o líquido (fluido) for, maior será a pressão. "A pressão é uma força exercida pela agua ou qualquer outro fluido numa superfície qualquer".

VISCOSIDADE

A viscosidade é resistencia que um fluido oferece ao seu movimento (o ar e a agua possuem viscosidade, mas o ar é menos viscoso do que a agua), as moleculas do líquido, no caso, entram em atrito impedindo o "livre movimento" o definido por "pegajoso".


A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO

Adaptação ao meio aquático (AMA) é diferente do que muitos profissionais pensam, ela é extremamente importante. Muitas pessoas, criananças ou não, tem medo de agua, ou mesmo nos casos das crianças apenas receio do desconhecido e para que não ocorra um trauma, é necessária a adaptação ao meio liquido, prestando a atenção para não confundir trauma com vergonha.
Todas as pesquisas nos levam a entender que para ocorrer uma boa adaptação ao meio líquido prevenindo ou até mesmo melhorando o trauma de uma criança é necessária a preocupação com a parte psicológica dela, através da confiança adiquirida e das atividades lúdicas trabalhadas através de atividades próprias. Que vão desde exercícios para se obter famirialização com a agua, até recreações aquáticas.
As atividades:

Existem INUMERAS atividades aquáticas, que vão desde bike em baixo da piscina (hidrobike) até a mais conhecida Natação.

Imagem de um esporte fictício com intúito de animar o blog. Pois tem caráter comico e relacionado ao assunto.

Estarei escrevendo aqui um pouco sobre algumas atividades aquáticas : Hidroginástica, Recreação aquática e benefícios na natação para crianças portadoras da sindrome de Down.

HIDROGINÁSTICA
Hidroginástica, assim como a natação, é um exercício físico que trabalha o corpo inteiro, no popular: um exercício completo. Ela trabalha a parte muscular, melhorando a força e a resistência, parte de condicionamento físico ajudando na aeróbica, na flexibilidade e na resistência cardiorrespiratória, ajuda também na circulação sanguínea e da um bem estar em geral.

Além de ser um exercício completo em termos de benefícios físicos, todas os tipos de pessoas podem prática-lo (desde que tenham a aprovação de um médico): crianças, jovens, adultos, idosos, homens ou mulheres, gordos ou magros até mesmo pessoas ou atlétas que estão se recuperando de alguma lesão.

fontes ou mais informações:

RECREAÇÕES AQUÁTICAS

A recreação aquática é voltada para as crianças, mas por sua natureza lúdica é práticada e adaptada para todos os tipos de idade, acredita Satto que agua chama nos para o lúdico e que quem está nela sente-se infantil novamente.




As recrações auáticas são brincadeiras, jogos na aguá ou seja sua execução usa das dimensões lúdicas para se obter a diverção.

Benefícios na Natação para Crianças portadoras da Sindrome de Down

"A síndrome de Down (SD) é uma anomalia genética no vigésimo primeiro par de cromossomos, apresentando um cromossomo 21 extra (trissomia do 21), que acarreta alterações físicas e mentais, tais como hipotonia muscular (sobretudo oral), cardiopatia congênita, baixa imunidade, distúrbios gastrointestinais, obesidade, atraso no desenvolvimento psicomotor e problemas neurológicos, auditivos e visuais."

  • Se não existir restrições médicas a natação é indicada para essas crianças, pois previnem que suscetíveis e constantes resfriados ocorram - normais em crianças portadoras da Síndrome de Down por sua baixa imunidade - por não ser bom usar antibióticos freqüentemente os médicos indicam a natação por trabalhar a parte respiratória forçando-a na água, aumentando a resistência cardiorespiratória. E com os exercícios a natação evita também a acumulação de secreções nasais e os próprios exercícios são desafios motores ajudando na coordenação. Mas é necessário da parte do profissional tomar certo cuidado com inflamações no ouvido destas crianças - a maioria apresenta problemas auditivos facilitando a ocorrência da inflamação - pois não é aconselhável praticar a natação com inflamação no ouvido.



(fonte: http://www.copacabanarunners.net/sindrome-de-down-atividade2.html)

VIDEO DO TEMA :

Vai ai um vídeo feito pelo departamento de fisioterapia com algumas fotos e vídeos de recreações e alguns exercícios de adaptação ao meio aquático. O vídeo pode ser ouvido sem SOM se assim como eu você não gostar da musica de fundo. (kkkkk)