segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA

Tentarei nesta postagem escrever sobre a Formação Continuada de Professores me baseando nos pontos de vista de 2 autores: Dermeval Saviani e Denise Trento de Souza, que por possuírem pontos de vistas diferentes, geram uma boa discussão.

Os textos são:

1. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. (Dermeval Saviani)

2. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. (Denise Trento Rebello de Souza)

1- No texto 1 SAVIANI descreve os aspectos históricos da Educação no Brasil dividindo-o em algumas fases, o que nos faz chegar a conclusão, depois de ler, que nas muitas tentativas de melhorar a educação (ou supostas tentativas), concentravam-se em aspectos também importantes, mas não aspectos chaves para uma melhora significativa. E propõe como culpa da atual educação no país não como sendo apenas dos professores, como se destaca atualmente, mas como sendo um problema de sistema, e a escola como a detentora do maior poder de mudar esse mesmo sistema.

2- No texto 2 SOUZA com afirmações baseadas em uma rica argumentação teórica baseada em muitos autores, começa afirmando que a educação encontra-se definida de forma equivocada por falta de conhecimento, como ele afirma: da vida cotidiana das escolas, fazendo assim com que os problemas e as soluções fossem homogeneizados. E finalizando esta parte tenta alertar que temos de sair desta visão de realidade homogênea para uma visão heterogenia. Seguindo com o texto ele demonstra uma "pesquisa sobre o fracasso escolar e seus desdobramentos" nas quais levam as questões já postadas neste blog (*link) de que a falha encontra-se na escola em geral e que muita coisa influencia e referente aos professores o erro esta na forma de ensinar, não na falta de conteúdo. Em seu terceiro título temos "reflexão sobre a formação continuada dos professores" a partir deste tema ele desdobra muitas discussões e a principal delas é a competência ou incompetência dos professores, coloca em discussão a atual educação brasileira como culpa dos professores e debate dizendo que eles mesmos passaram a acreditar nisso, afirmando essa realidade usando da culpa, ou seja, culpam os outros professores para que sejam diferenciados da massa desses "atuais professores incompetentes". E finalizando ele une os temas citados durante todo o texto e conclui que para melhora da educação é preciso a melhora de todos as características ou os componentes que formam a escola.

Minha conclusão após ler estes textos é que não temos de culpar ninguém pela atual educação, por toda a história culpamos alguém pelo fato do presente ser como é e isso nunca nos levou a nada. Temos de mudar sempre, afinal o mundo é mudança. Fazer parte do contexto, observá-lo, procurar as falhas, entende-las, afinal só assim poderemos mudá-las. Pararmos de culpar, a evolução é um processo, sabemos das falhas, ótimo, é só o que precisamos saber para corrigir e possivelmente melhorar.

Um comentário:

  1. olá, gostei muito da sua explicação sobre a formação de professores do livro de saviani.
    Estou a procura do resumo desse texto na sua totalidade, você não teria esse resumo para me arrumar.
    abços

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