Classificação de Esportes
Existem as classificações por CARACTERÍSTICAS que dividem o esporte de acordo com suas características:
Existem as classificações por CARACTERÍSTICAS que dividem o esporte de acordo com suas características:
BASE: http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm
- individual
- coletivo
- com interação (direta ou indireta, com contato ou sem contato, implícita ou explícita)
- com ou sem estabilidade ambiental
BASE: Tubino (O que é Esporte)
- Esportes Tradicionais;
- Esportes-Aventura/ na Natureza/ Radicais;
- Esportes das Artes Marciais;
- Esportes de Identidade Cultural;
- Esportes Intelectivos;
- Esportes com Motores;
- Esportes com Música;
- Esportes com Animais;
- Esportes Adaptados;
- Esportes Militares;
- Esportes Derivados de Outros Esportes.
E por modo de aplicação (Manuel Tubino) são caracterizados de acordo com cada profissional ou pessoa:
- Rendimento: Esportes de alto nível, praticados na busca de obter grande desempenho e performace. (ex:. Locais de treinamento de grandes times, ou profissionais)
- Lazer: Esporte praticado com principal intúito de participação e lazer, divertimento. (ex:.Clubes, Parques)
- Educação: Esportes praticados com a intenção de Educar muitas vezes a parte física e cognitiva. (ex:.Escolas)
E o esporte em suas 3 dimensões educa de alguma forma*: o ser, o fazer e o saber:
- o ser, dimenção Atitudinal: Trabalha as atitudes do indívíduo, em relação a cidadania: deveres e direitos (sociedade), lidar com regras e às vezes o por que delas.
- o fazer, dimenção Procedimental: Trabalha com atividades que estimulem o indivíduo a vivenciar, perceber e praticar as atividades motoras: correr, desviar, girar, amortecer...
- o saber, dimenção Conceitual: Trabalha os conceitos (história, teoria...) de algum TEMA: Olimpíada, Futebol, Maratona) .Classificação de Suraya Darido
*algumas mais que outras.
Em seu texto "A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista (1968)" Valter Bracht faz uma crítica na qual afirma que somos educados em e para sociedade capitalista. Ele, se expressa baseado em trechos escritos por outros autores:
"A criança através do esporte aprende que entre ela e o mundo existem "outros" e que para convivência social é presisamos obedecer determinadas regras, ter determinado comportamento."(Oberfur e Ulrich, 1977)
"Pelas regras da competição o esporte imprime o comportamento as normas desejadas da competição e da concorrência." (Parlebas, 1980)
"As condições de um esporte organizado são simultaneamente as condições de uma sociedade de estruturação autoritária." (Weigelt, 1972 apud Diertrich, 1975)
"O ensino dos esportes nas escolas, enfatiza o respeito incondicional e irrefletido às regras e dá a estas um caráter estático e inquestionável o que não leva à reflexão e ao questionamento, mas sim, ao acomodamento." (Weis, 1979)
Ou seja, o esporte trabalha as atitudes da criança, mas muitas vezes trabalha para satisfazer uma sociedade na qual os que "ganham mais , podem mais" e cabe ao Educador, no caso o professor de Educação física, se concentrar nestes fatores e procurar desenvolver um esporte no qual não se valorize a competição, classificada por ele como "discriminatória", no qual existem "melhores" e "piores" reforçando o esforço individual, mas um esporte que valorize a cooperação, buscando o desenvolvimento do coletivo.
AS IMAGENS A CIMA SÃO REFLEXIVAS E POSSUEM COERÊNCIA COM O TEMA.
Atividades Aquaticas
Primeiramente gostaria de explicar rapidamente como funcionam coisas, como a flutuação, a hidrostática e a viscosidade, pois todas essas coisas ocorrem enquanto estamos no meio aquático e é legal entendermos mais ou menos como funcionam.
FLUTUAÇÃO (Princípio de Arquimedes)
"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Para um corpo flutuar é necessário que a *densidade deste corpo seja menor do que a do líquido no qual ele deseja flutuar. O ser-humano possui *densidade menor do que a da agua de uma piscina ou do mar por isso ele flutua. Um dos motivos por ser mais facil flutuar no mar do que em uma piscina é a densidade. A agua do mar é mais densa do que a de uma piscina por causa do sal, tornando assim um liquido um pouco mais facil de se ocorrer a flutuação.
fontes:
http://www.efdeportes.com/efd134/principios-fisicos-e-respostas-fisiologicas-a-imersao.htm
http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm
http://www.seed.slb.com/v2/FAQView.cfm?ID=899&Language=PT
HIDROSTÁTICA (Lei de PASCAL)
http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm
http://www.seed.slb.com/v2/FAQView.cfm?ID=899&Language=PT
HIDROSTÁTICA (Lei de PASCAL)
A Hidrostática é a Lei que afirma que quanto mais fundo e mais denso o líquido (fluido) for, maior será a pressão. "A pressão é uma força exercida pela agua ou qualquer outro fluido numa superfície qualquer".
VISCOSIDADE
A viscosidade é resistencia que um fluido oferece ao seu movimento (o ar e a agua possuem viscosidade, mas o ar é menos viscoso do que a agua), as moleculas do líquido, no caso, entram em atrito impedindo o "livre movimento" o definido por "pegajoso".
A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO
Adaptação ao meio aquático (AMA) é diferente do que muitos profissionais pensam, ela é extremamente importante. Muitas pessoas, criananças ou não, tem medo de agua, ou mesmo nos casos das crianças apenas receio do desconhecido e para que não ocorra um trauma, é necessária a adaptação ao meio liquido, prestando a atenção para não confundir trauma com vergonha.
Todas as pesquisas nos levam a entender que para ocorrer uma boa adaptação ao meio líquido prevenindo ou até mesmo melhorando o trauma de uma criança é necessária a preocupação com a parte psicológica dela, através da confiança adiquirida e das atividades lúdicas trabalhadas através de atividades próprias. Que vão desde exercícios para se obter famirialização com a agua, até recreações aquáticas.
As atividades:
Existem INUMERAS atividades aquáticas, que vão desde bike em baixo da piscina (hidrobike) até a mais conhecida Natação.
Imagem de um esporte fictício com intúito de animar o blog. Pois tem caráter comico e relacionado ao assunto.
Estarei escrevendo aqui um pouco sobre algumas atividades aquáticas : Hidroginástica, Recreação aquática e benefícios na natação para crianças portadoras da sindrome de Down.
HIDROGINÁSTICA
Hidroginástica, assim como a natação, é um exercício físico que trabalha o corpo inteiro, no popular: um exercício completo. Ela trabalha a parte muscular, melhorando a força e a resistência, parte de condicionamento físico ajudando na aeróbica, na flexibilidade e na resistência cardiorrespiratória, ajuda também na circulação sanguínea e da um bem estar em geral.
Além de ser um exercício completo em termos de benefícios físicos, todas os tipos de pessoas podem prática-lo (desde que tenham a aprovação de um médico): crianças, jovens, adultos, idosos, homens ou mulheres, gordos ou magros até mesmo pessoas ou atlétas que estão se recuperando de alguma lesão.
fontes ou mais informações:
RECREAÇÕES AQUÁTICAS
A recreação aquática é voltada para as crianças, mas por sua natureza lúdica é práticada e adaptada para todos os tipos de idade, acredita Satto que agua chama nos para o lúdico e que quem está nela sente-se infantil novamente.
As recrações auáticas são brincadeiras, jogos na aguá ou seja sua execução usa das dimensões lúdicas para se obter a diverção.
Benefícios na Natação para Crianças portadoras da Sindrome de Down
"A síndrome de Down (SD) é uma anomalia genética no vigésimo primeiro par de cromossomos, apresentando um cromossomo 21 extra (trissomia do 21), que acarreta alterações físicas e mentais, tais como hipotonia muscular (sobretudo oral), cardiopatia congênita, baixa imunidade, distúrbios gastrointestinais, obesidade, atraso no desenvolvimento psicomotor e problemas neurológicos, auditivos e visuais."
- Se não existir restrições médicas a natação é indicada para essas crianças, pois previnem que suscetíveis e constantes resfriados ocorram - normais em crianças portadoras da Síndrome de Down por sua baixa imunidade - por não ser bom usar antibióticos freqüentemente os médicos indicam a natação por trabalhar a parte respiratória forçando-a na água, aumentando a resistência cardiorespiratória. E com os exercícios a natação evita também a acumulação de secreções nasais e os próprios exercícios são desafios motores ajudando na coordenação. Mas é necessário da parte do profissional tomar certo cuidado com inflamações no ouvido destas crianças - a maioria apresenta problemas auditivos facilitando a ocorrência da inflamação - pois não é aconselhável praticar a natação com inflamação no ouvido.
VIDEO DO TEMA :
Vai ai um vídeo feito pelo departamento de fisioterapia com algumas fotos e vídeos de recreações e alguns exercícios de adaptação ao meio aquático. O vídeo pode ser ouvido sem SOM se assim como eu você não gostar da musica de fundo. (kkkkk)
olá Rodrigo começou muito bem!!!!
ResponderExcluiraí vão as orientações:
- Estabelecer mais relações entre as temáticas trabalhadas durante o semestre;
- Relacionar as temáticas com o seu cotidiano;
- Fundamentar um pouco mais seus apontamentos;
prof. Laercio
Adorei essa postagem =D , principalmente quando fala para a recreação aquática voltada para crianças *--*
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