Segundo o Livro do VITOR MARINHO DE OLIVEIRA (1983) Ed.Física não possuia uma identidade (na época). Possuia indiscutivelmente o objetivo de trabalhar o corpo;
Na busca por uma resposta encontramos uma citação de MEDINA na qual coincide com a opnião de Oliveira :
"E quando digo que a Educação Física não é capaz de justificar a si mesma, ou que não é capaz de encontrar sua própria identidade, isso quer dizer que os seus profissionais não são capazes de justifica-la ou de dar uma identidade a ela (e por consequencia não conseguem defini-la satisfatoriamente). Trocando em miudos: quem faz Educação física são as pessoas nela envolvidas de uma forma ou de outra. Assim as finalidades, os objetivos, os conteudos, os métodos e o próprio conceito desta disciplina são condicionados pelo grau de consciencia individual e coletivo dos que trabalham nesta área de atividade humana. Portanto por diferentes visões de homem e de mundo que porventura possamos ter, diferentes serão as nossas concepções a seu respeito."
Esta citação foi feita em 1983 no livro "A Educação Física cuida do corpo e Mente" e Medina, em sua pesquisa com Profissionais de Educação Física no qual pergunta "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA".
Quanto as respostas a pergunta : O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA à profissionais da área, diz ele, não serem satisfatorias.
Essa pesquisa talvez tenha despertado o orgulho dos profissionais seguintes nos trazendo diferentes linhas de pensamento e definições diferenciadas com base tambem na citação do trecho a cima :
"Assim as finalidades, os objetivos, os conteudos, os métodos e o próprio conceito desta disciplina são condicionados pelo grau de consciencia individual e coletivo dos que trabalham nesta área de atividade humana. Portanto por diferentes visões de homem e de mundo que porventura possamos ter, diferentes serão as nossas concepções a seu respeito." (MEDINA)
AS CLASSIFICAÇÕES E AS LINHAS DE PENSAMENTO:
Estudadas e "definidas".Um resumo:
Antes de Cristo > A educação Física foi valorizada na Grécia Antiga, dividida entre Esparta que usava para preparar o físico para a Guerra e Atena que usava o exercício para se previnir de doenças. Depois com Roma usando-a também para a Guerra.
Depois de Cristo > Desprezada na Idade Média e ressurgindo no Renascimento e ganhou aspectos característicos depois da Revolução industrial, como aspectos consideraveis desenvolvimentos científico e pedagógico.
a.C -
- MILITARISMO (com Esparta e Roma)
- HIGIENISMO (com Atena)
d.C -
- EUGENISMO (com Nazistas)
- TECNICISMO
- DESENVOLVIMENTISTA (Go Tani e colaboradores (1988) obra: Educação Física Escolar: Fundamentos para uma abordagem desenvolvimentista)
- CONSTRUTIVISTA (João Batista Freire (CENP)Educação Física de corpo Inteiro -1989 )
- CRÍTICO-SUPERADORA (Valter Bracht com Coletivo de autores: Metodologia do Ensino da Educação Física 1992)
- SISTEMICA (Mauro Betti Educação física e sociedade - 1991)
- PSICOMOTROCIDADE (Jean Le Bouch -Educação pelo Movimento 1966;no brasil em 1981)
- JOGOS COPERATIVOS (Fábio Broto - Jogos cooperativos: se o importante é competir, o ideal é cooperar - CEPEUSP, 1995)
- SAÚDE RENOVADA (Nahas e Gedes&Guedes)
- CULTURA CORPORAL (Jocimar Daolio - Da cultura do corpo 1995)
- CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA (Elenor Kunz - Educação Física: Ensino & mudanças 1991)
- PCN ( Marcelo Jabu e Caio Costa - Ministério da Educação e do Desport; Secretaria de ensino Fundamental, inspirado no modelo esducacional espanhol - 1994)
Elementos Lúdicos : EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS
Lúdico
Lúdico (jogo), não possui um significado exato, mas possui suas características que identificam algo lúdico ou "menos" lúdico:
- Todo jogo (atividade ludica) possui regras.
- O jogo (atividade ludica) é séria pra quem está jogando(").
- Para ser jogo (atividade ludica) tem que ser feito de livre e espontânea vontade.
- O jogo (atividade ludica) é PRAZEROSO.
- O jogo (atividade ludica) possui um clima TENSO.
- O jogo (atividade ludica) serve como escape do mundo real, ajudando a relaxar e a esquecer os problemas.
- Possuem Tempo e espaço definidos.
- E em algumas vezes possui um estraga-prazeres.
"Um menino de apenas 9 anos e de família humilde perde os sapatos de sua irmã, forçando-o a treinar para ganhar o prêmio de uma corrida, que irá permitir que ele compre um novo par de sapatos.
Neste filme ocorrem verdadeiras cenas lúdicas explícitas e implicitas além de ser uma bela história em termos de atuação, cenário e enredo .
Para entender melhor o que é uma cena lúdica explícita e uma inplícita vai ai algumas imagens do filme :
Explícita : Uma cena na qual se encontra facilmente (sem ser necessária uma interpretação) as características lúdicas pois são vistas claramente. Como por exemplo UM JOGO DE BILHAR EM CASA.
Implícita : Uma cena na qual a primeira vista não parece lúdico sendo, muitas veses, necessário argumentos para provrar as dimensões lúdicas. Como por exemplo UM GRANDE GUITARRISTA TOCANDO GUITARRA.
- Possui regras impostas por ele : não errar para a filmagem ficar legal e a musica perfeita.
- O que ele está fazendo é sério, pois iria odiar se alguém no meio da musica o atrapalhasse de qualquer forma.
- Ele está tocando de livre e espontânea vontade, pois não se ve no vídeo ele sendo obrigado a tal coisa.
- É PRAZEROSO, pois ele não chegaria num nível tão alto se não gostasse de tocar.
- É TENSO, pois a musica é cumprida e com certa complexidade, a qualquer momento ele pode errar.
- Se ve concentração no que ele faz, fazendo assim ele "se desligar do mundo real" deixando a atenção somente na guitarra e na atividade em ação.
- Possuem Tempo e espaço definidos, o tempo seria o início e o fim da música o espaço pode ser definido por qualquer lugar onde ele se encontrar tocando, no caso a sala dele.
- Possui estraga-prazer, não no caso, mas como pode acontecer se alguém tocar nas cordas ou desafinar a guitarra enquanto ele toca.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
PICCOLO, G. O universo lúdico proposto por Caillois: Dezembro de 2008; link: http://www.efdeportes.com/efd127/o-universo-ludico-proposto-por-caillois.htm
Jogo de Xadrez
Um jogo muito antigo de estratégia, com a ideia das grandes Guerras medievais em época na qual nao existiam armas de fogo e éramos governados ainda por reis e rainhas, época na qual as Igrejas possuiam grande poder. O Xadrez é um jogo de estratégia no qual cada peça tem sua função e é necessário o raciocínio para encurralar o REI do adversário e vence-lo com um Xeque-mate.
Peças (de cada lado do tabuleiro) :
- Peão (8)
- Torre (2)
- Cavalo (2)
- Bispo (2)
- Rainha (1)
- Rei (1)
A principal intenção do Xadrez é exercitar a mente do jogador ou simplesmente diverti lo, mas no que isso é importante para um profissional de Ed.Física ?
O xadrez não é só importante para o profissional de Ed.Física mas como pra todos os seres humanos, pois também é um exercício mas para a mente. E o xadrez ajuda nos fatores de melhora de atenção, estratégia e paciência todas essenciais em qualquer profissão.
A origem do Xadrez é ainda um mistério, existem versões que afirmam que o xadrez veio da ÍNDIA outras que ele veio da CHINA, o que se sabe é que o "documento" histórico mais antigo relacionado a ele é uma pintura encontrada no EGITO com duas pessoas jogando um jogo de tabuleiro muito similar ao XADREZ.
Curiosidade : Até certo tempo a RAINHA não existia no xadrez e sim o MINISTRO que se movia de uma em uma casa (como o REI) mas apenas para as diagonais (como o BISPO). Ela surgiu com o nome de "Rainha maluca", por poder ir para todas as direções do tabuleiro quantas casa quisesse.
"A transformação de uma peça masculina em Rainha pode ser considerada como um indício da crescente valorização da mulher durante o período medieval, mas também como metáfora de uma sociedade dominada por um casal monárquico."
fonte :. http://www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/hist_xadrez.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário