domingo, 21 de fevereiro de 2010

Educação Física, O QUE É ?

Segundo o Livro do VITOR MARINHO DE OLIVEIRA (1983) Ed.Física não possuia uma identidade (na época). Possuia indiscutivelmente o objetivo de trabalhar o corpo;

Na busca por uma resposta encontramos uma citação de MEDINA na qual coincide com a opnião de Oliveira :

"E quando digo que a Educação Física não é capaz de justificar a si mesma, ou que não é capaz de encontrar sua própria identidade, isso quer dizer que os seus profissionais não são capazes de justifica-la ou de dar uma identidade a ela (e por consequencia não conseguem defini-la satisfatoriamente). Trocando em miudos: quem faz Educação física são as pessoas nela envolvidas de uma forma ou de outra. Assim as finalidades, os objetivos, os conteudos, os métodos e o próprio conceito desta disciplina são condicionados pelo grau de consciencia individual e coletivo dos que trabalham nesta área de atividade humana. Portanto por diferentes visões de homem e de mundo que porventura possamos ter, diferentes serão as nossas concepções a seu respeito."

Esta citação foi feita em 1983 no livro "A Educação Física cuida do corpo e Mente" e Medina, em sua pesquisa com Profissionais de Educação Física no qual pergunta "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA".

Quanto as respostas a pergunta : O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA à profissionais da área, diz ele, não serem satisfatorias.

Essa pesquisa talvez tenha despertado o orgulho dos profissionais seguintes nos trazendo diferentes linhas de pensamento e definições diferenciadas com base tambem na citação do trecho a cima :
"Assim as finalidades, os objetivos, os conteudos, os métodos e o próprio conceito desta disciplina são condicionados pelo grau de consciencia individual e coletivo dos que trabalham nesta área de atividade humana. Portanto por diferentes visões de homem e de mundo que porventura possamos ter, diferentes serão as nossas concepções a seu respeito." (MEDINA)

AS CLASSIFICAÇÕES E AS LINHAS DE PENSAMENTO:
Estudadas e "definidas".Um resumo:

Antes de Cristo > A educação Física foi valorizada na Grécia Antiga, dividida entre Esparta que usava para preparar o físico para a Guerra e Atena que usava o exercício para se previnir de doenças. Depois com Roma usando-a também para a Guerra.
Depois de Cristo > Desprezada na Idade Média e ressurgindo no Renascimento e ganhou aspectos característicos depois da Revolução industrial, como aspectos consideraveis desenvolvimentos científico e pedagógico.

a.C
-
  • MILITARISMO (com Esparta e Roma)
Características militares muito fortes, visando somente o desenvolvimento físico, como resistencia corporal e psicológica para as guerras.
  • HIGIENISMO (com Atena)
Características da medicina, visavam a prevenção de problemas de Saúde através do exercício, visando mais a saúde corporal do que o exercício para a guerra.


d.C
-

  • EUGENISMO (com Nazistas)
Linha de pensamento que afirma: "homem branco europeul" são melhores que os outros em todos os sentidos, ou seja, pensamento Nazista. Associado também a qualquer tipo de "facção". Um bom exemplo de pensamentos eugenistas no esporte são as torcidas organizadas dos times brasileiros que não aceitam pessoas que torcem para outros times e muitas vezes partem para violência.
  • TECNICISMO
Linha de pensamento TECNICO, alto desenvolvimento físico visando resultados e desempenhos visíveis e de alto-nivel. Como tecnicos de atlétas Olimpícos, por exemplo, usam dessa linha de pensamento tecnico visando apenas desenvolvimento físico.
  • DESENVOLVIMENTISTA (Go Tani e colaboradores (1988) obra: Educação Física Escolar: Fundamentos para uma abordagem desenvolvimentista)
Possui o bojetivo de desenvolver a parte MOTORA da criança ou indivíduo, para prepará-lo para os possiveis desafios motores que possa encontrar no seu dia-a-dia, usando de execícios respectivos a idade e desenvolvimento da criança, não visa desenvolvimento lógico-matemático, psicológico ou social, dizendo que isso acontece, mas por consequência.
  • CONSTRUTIVISTA (João Batista Freire (CENP)Educação Física de corpo Inteiro -1989 )
Tem como objetivo desenvolver a parte cognitiva (conhecimento) da criança. Usando do jogo como seu principal material de trabalho, pois acreditam que enquanto a criança joga ela aprende. E usam da auto-avaliação e da não-punição.
  • CRÍTICO-SUPERADORA (Valter Bracht com Coletivo de autores: Metodologia do Ensino da Educação Física 1992)
Tem como objetivo ensinar o jogo, a ginástica o esporte com base na justiça social. Visando também resgate histórico não ensinando por etapas e sim por simultaniedade nas tranmissão dos conteúdos.
  • SISTEMICA (Mauro Betti Educação física e sociedade - 1991)
Acredita na Ed.Físca como parte de um sistema no qual tem grande influência e é influênciado. Trabalhando os alunos na cultura física formando um cidadão capaz de participar e mudar esse sistema nas diversas formas da cultura e da atividade física.
  • PSICOMOTROCIDADE (Jean Le Bouch -Educação pelo Movimento 1966;no brasil em 1981)
Tem como objetivo desenvolver a parte motora e psicológica cognitiva e afetiva dos indivíduos, e também justificar a importância disso nas tarefas escolares. Tendo o corpo como núcleo central da personalidade da criança e conscientizando os profissionais de Educação física sobre a responsabilidade que ele tem em termos escolares e pedagógicos utilizando da atividade lúdica como acelerador desses processos.
  • JOGOS COPERATIVOS (Fábio Broto - Jogos cooperativos: se o importante é competir, o ideal é cooperar - CEPEUSP, 1995)
"Se o importante é competir o ideal é cooperar" tendo este lema como principal meio de expressar esta linha de pensamento. Acredita na competição como algo não tão bom e diz que a cooperção é transformadora.
  • SAÚDE RENOVADA (Nahas e Gedes&Guedes)
Assim como o HIGIENISMO ela visa a Saúde. Mas busca conscientizar a população o benefício do exercício físico. Visa a adoção desta linha de pensamento nas escolas incentivando os alunos a praticarem exercícios físicos não só na escola mas no resto de sua vida, e tem o exercício como o principal meio de qualidade de vida.
    • CULTURA CORPORAL (Jocimar Daolio - Da cultura do corpo 1995)
Tendo CULTURA como o principal conceito da Ed.Física acredita que nossas manifestações corporais são todas geradas na dinâmica cultural. E que o profissional trabalha não o corpo em si, nem o esporte em si, mas as diferentes culturas relacionadas ao corpo e movimento humano. Os DIFERENTES jogos, esportes, danças, lutas etc...
  • CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA (Elenor Kunz - Educação Física: Ensino & mudanças 1991)
Visa quebrar as falsas crenças e visões de mundo que os alunos possuem, criando assim um cidadção crítico. Acreditam que o questionamento crítico que nos levam a uma melhor sociedade, convicções e desejos. Descobrem as atividades de movimento, manifestam o que experimentaram e questionam sobre suas aprendizagens.
  • PCN ( Marcelo Jabu e Caio Costa - Ministério da Educação e do Desport; Secretaria de ensino Fundamental, inspirado no modelo esducacional espanhol - 1994)
Paramêtros Curriculares Nacionais, abordam um pouco de cada linha de pensamentos: visam a Saúde, qualidade de vida, ética, puralidade cultural entre outros.


Elementos Lúdicos : EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS

Lúdico

Lúdico (jogo), não possui um significado exato, mas possui suas características que identificam algo lúdico ou "menos" lúdico:
  • Todo jogo (atividade ludica) possui regras.
  • O jogo (atividade ludica) é séria pra quem está jogando(").
  • Para ser jogo (atividade ludica) tem que ser feito de livre e espontânea vontade.
  • O jogo (atividade ludica) é PRAZEROSO.
  • O jogo (atividade ludica) possui um clima TENSO.
  • O jogo (atividade ludica) serve como escape do mundo real, ajudando a relaxar e a esquecer os problemas.
  • Possuem Tempo e espaço definidos.
  • E em algumas vezes possui um estraga-prazeres.
Filhos do Paraíso

"Um menino de apenas 9 anos e de família humilde perde os sapatos de sua irmã, forçando-o a treinar para ganhar o prêmio de uma corrida, que irá permitir que ele compre um novo par de sapatos.
Este é o tipo de filme que deveria passar à tarde nos finais de semana, para nossas crianças assistirem."

Neste filme ocorrem verdadeiras cenas lúdicas explícitas e implicitas além de ser uma bela história em termos de atuação, cenário e enredo .

Para entender melhor o que é uma cena lúdica explícita e uma inplícita vai ai algumas imagens do filme :

Explícita : Uma cena na qual se encontra facilmente (sem ser necessária uma interpretação) as características lúdicas pois são vistas claramente. Como por exemplo UM JOGO DE BILHAR EM CASA.




Implícita : Uma cena na qual a primeira vista não parece lúdico sendo, muitas veses, necessário argumentos para provrar as dimensões lúdicas. Como por exemplo UM GRANDE GUITARRISTA TOCANDO GUITARRA.


  • Possui regras impostas por ele : não errar para a filmagem ficar legal e a musica perfeita.
  • O que ele está fazendo é sério, pois iria odiar se alguém no meio da musica o atrapalhasse de qualquer forma.
  • Ele está tocando de livre e espontânea vontade, pois não se ve no vídeo ele sendo obrigado a tal coisa.
  • É PRAZEROSO, pois ele não chegaria num nível tão alto se não gostasse de tocar.
  • É TENSO, pois a musica é cumprida e com certa complexidade, a qualquer momento ele pode errar.
  • Se ve concentração no que ele faz, fazendo assim ele "se desligar do mundo real" deixando a atenção somente na guitarra e na atividade em ação.
  • Possuem Tempo e espaço definidos, o tempo seria o início e o fim da música o espaço pode ser definido por qualquer lugar onde ele se encontrar tocando, no caso a sala dele.
  • Possui estraga-prazer, não no caso, mas como pode acontecer se alguém tocar nas cordas ou desafinar a guitarra enquanto ele toca.
Referencias Bibliográficas:

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
PICCOLO, G. O universo lúdico proposto por Caillois: Dezembro de 2008; link: http://www.efdeportes.com/efd127/o-universo-ludico-proposto-por-caillois.htm
OLIVEIRA, V. O que é Educação Física. 1983.

TRECHO DO FILME :




Jogo de Xadrez


Um jogo muito antigo de estratégia, com a ideia das grandes Guerras medievais em época na qual nao existiam armas de fogo e éramos governados ainda por reis e rainhas, época na qual as Igrejas possuiam grande poder. O Xadrez é um jogo de estratégia no qual cada peça tem sua função e é necessário o raciocínio para encurralar o REI do adversário e vence-lo com um Xeque-mate.

Peças (de cada lado do tabuleiro) :

  • Peão (8)
  • Torre (2)
  • Cavalo (2)
  • Bispo (2)
  • Rainha (1)
  • Rei (1)
mais informações de regras ou como jogar : http://www.clubedexadrez.com.br/default.asp (link "iniciantes")

A principal intenção do Xadrez é exercitar a mente do jogador ou simplesmente diverti lo, mas no que isso é importante para um profissional de Ed.Física ?
O xadrez não é só importante para o profissional de Ed.Física mas como pra todos os seres humanos, pois também é um exercício mas para a mente. E o xadrez ajuda nos fatores de melhora de atenção, estratégia e paciência todas essenciais em qualquer profissão.

A origem do Xadrez é ainda um mistério, existem versões que afirmam que o xadrez veio da ÍNDIA outras que ele veio da CHINA, o que se sabe é que o "documento" histórico mais antigo relacionado a ele é uma pintura encontrada no EGITO com duas pessoas jogando um jogo de tabuleiro muito similar ao XADREZ.

Curiosidade : Até certo tempo a RAINHA não existia no xadrez e sim o MINISTRO que se movia de uma em uma casa (como o REI) mas apenas para as diagonais (como o BISPO). Ela surgiu com o nome de "Rainha maluca", por poder ir para todas as direções do tabuleiro quantas casa quisesse.

"
A transformação de uma peça masculina em Rainha pode ser considerada como um indício da crescente valorização da mulher durante o período medieval, mas também como metáfora de uma sociedade dominada por um casal monárquico."

fonte :. http://www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/hist_xadrez.htm








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