Johan Huizinga :
Johan Huizinga (Goringa, 7 de dezembro de 1872 - De Steeg, Rheden, 1 de Fevereiro de 1945) foi um professor e historiador holandês conhecido por seus trabalhos sobre a baixa Idade Média, a Reforma e o Renascentismo. Sua obra o livro "Homo Ludens" foi escrita por ele no ano 1938.
(fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Johan_Huizinga )
Homo Ludens :
O livro trata do tema JOGO, mostrando uma visão além da que temos, definindo-o como sendo próprio, independente de qualquer significado. Prova realmente que o jogo, a brincadeira, vêm nos acompanhando desde "os tempos da caverna", mostrando realmente que é um instrumento de evolução não apenas da "raça" humana mas de todos os animais. Huizinga mostra que o jogo não tem uma definição, então escreve suas características : para ser jogo é necessário ser feito de livre e espontanea vontade, todo jogo tem suas regras e os participantes "estraga prazeres" que as quebram (kkkk), e coisas do tipo. Lendo o livro podemos ver que todos os jogos hoje conhecidos por nós, possuem todas as características citadas e que muitas vezes passam despercebidas por nossos olhos, mas necessárias para qualquer criação de um jogo.
Após ler apenas o primeiro capitulo podemos ver realmente que devemos muito ao jogo, e que ele não é a simplicidade que pensamos até ler Homo Ludens.
Jogos Antigos :
Na busca de um melhor conhecimento por "Jogos" encontrei uma pequena biografia falando de Afonso X "o sábio" rei de Castela e Leon nascido em Toledo. Afonso X além de suas funções e problemas como rei, promovia uma grande troca de informações entre o oriente e o ocidente no qual atraves de uma escola criada com os conhecimentos cristãos, muçulmanos e judaicos traduzia e passava o conhecimento de suas culturas.
Ele possuia uma filosofia parecida com a de Huizinga : "O jogo é uma manifestação universal do gênio criador do homem, independentemente de fronteiras políticas ou culturais". - Acreditava ele -
E através dessa busca por cultura e do seu interesse por jogos temos inumeros jogos "atuais", como o xadrez de hoje, baseado no "Libro de axedrez" que foi criado a mando dele.
fonte : http://www.jogos.antigos.nom.br/alfonsox.asp
(jogos )Brincadeiras de Rua :
Encontrei alguns jogos que nunca conheci como Cama-de-Gato, Panela, Tico-tico Fuzilado. (http://www.jogos.antigos.nom.br/jrua.asp).Brincadeiras de rua executadas ainda em São Paulo e por nossos pais em sua infância. E também em minha busca encontrei um vídeo no Youtube do programa 180° no qual eles jogam algumas brincadeiras de rua antigas mas, ainda muito conhecidas :
Um quadro muito famoso de Pieter Brueghel mostra as brincadeiras infantis da época (1560) e que até hoje muitos deles são "jogados". O nome do quadro é " Jogos Infantis", mas antes um pequeno texto tirado do Wikipédia da Biografia de Brueghel :
"Pieter Brueghel "o velho" (Breda 1525/1530 - Bruxelas, 9 de setembro de 1569) foi um pintor Flandres, célebre por seus quadros retratando paisagens e cenas do campo.
Pieter Brueghel, conhecido como Pieter Brueghel, "O Velho" (para distinguí-lo de seu filho mais velho), foi o primeiro de uma família de pintores flamengos. Assinou como Brueghel até 1559, depois seus filhos retiraram o "h" do sobrenome. "
FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pieter_Bruegel_o_velho
Os jogos encontrados pelo meu grupo em sala de aula foram :
- Mãe da Mula
- Bolinha de Gude
- Arreio
- Balança Caixão
- Bananeira
- Briga de Galo
- Perna de Pau
- Trenzinho
- Pick Esconde
- "Quem quer brincar põe o dedo aqui"
- Pular corda
- Escravos de Jó
- Escalar
- Barra
- Cavalinho
- Natação (nadar)
- Encher o saco de pão com ar para depois estourar
- Bambolê
QUAL A DIFERENÇA ENTRE JOGO E ESPORTE ?
A diferença entre jogo e esporte é que no jogo as regras e o andamento do mesmo são gerenciados pelos próprios jogadores, diferente do esporte que tem juízes e federações e outros orgãos responsáveis por gerenciar regras, local e coisas do tipo.
VTNC NAO PERGUBTEI SE SEU GRUPO ACHO ALGUMA PORRA EU QUERO SABE É SOBRE O HUZINGA PORRA
ResponderExcluir