Grande filme!
Assistir apenas uma vez é pouco, mais deu pra pegar um pouco da(s) idéia(s). Retrata a escola pública no suburbio de Paris "por dentro" mostrando o mundo dos professores o mundo dos alunos. Se passa em outro continente, mas por estudar em escola pública grande parte de minha vida aqui no Brasil, posso dizer que as semelhanças são muitas.
O filme abre muitas questões, que primeiramente estão muito bagunçadas em minha mente tentarei montar em tópicos pra ajudar à mim e à vocês. Abordam idéias de:
- Imigração e Xenofobia (Core de Culturas)
- Hierarquia
- Controle
- Injustiça
- Disciplina
- Incentivo
- Respeito
A que mais me chamou a atenção é a questão das escolas (pelomenos no Brasil e agora que tenho conhecimento através do filme, na França) terem a ideia de Controle e Hierárquia, (Princípios da física newtoniana, e do capitalismo) mas no filme é claro que a idéia de controle é ilusória e que a hierarquia mostra poder sobre outras pessoas e só causa conflitos. Em certa parte do filme uma das alunas questina o professor 'indiretamente' através de seu auto-retrato (trabalho pedido pelo professor) na questão de Respeito, e do professor em certos momentos agir com desrespeito e não aceitar a 'revolução' da aluna em não ler (forma encontrada por ela de revolução, acredito eu) classificando essa atitude dela como desrespeito. Em minha opinião a questão da obrigação só é obstáculo, causa raiva e desprazer.
Para o professor ela era obrigada a ler, e ela não ter lido, foi um desrespeito. Lembro de quando eu era aluno em minha 7ª série e passava pela mesma situação, mas diferente da menina me senti intimidado e tive de ler... Se caso eu me torne um professor, pretendo fazer diferente.
olá Rodrigo!
ResponderExcluirseu blog está muito bom!!
Adorei o seu auto retrato e o seu blog tbm está muito bom!!!
ResponderExcluirPosso fazer parte desse grupo de pesquisa com você e os professores? rsrs
lóogiko eh nois!
ResponderExcluirSeu blog está ótimo! Seu auto-retrato me emocionou. Isso só amplia a visão que sempre tive de você: um ser humano muito especial em totalidade. Te amo. Parabéns por esse caminho evolutivo.
ResponderExcluir