- PRIMITIVO
O corpo fazia parte de uma "totalidade", no qual o que acontecia com o mesmo (doenças, curas, morte, etc.) era explicado como conseqüência de seus atos perante suas crenças e visão de realidade, pois como não possuíam entendimento intelectual da natureza, explicavam os fenômenos naturais como vontade divina.
- GREGO
O corpo, pós ganho de um melhor conhecimento da natureza, era visto e dividido em duas partes: corpo e alma(mente), mas já haviam discussões entre filósofos que já questionavam essa separação como Sócrates que afirmava: "O grande erro dos nossos dias no tratamento do corpo humano é o médico separar a alma do corpo".
O corpo é separado da mente de uma forma explicita por René Descartes, que compara o corpo humano como uma máquina: "Suponho que o corpo não seja nada além de uma máquina ou estátua feita de terra, a qual Deus criou.”
- ROMÂNTICO
O corpo na visão "romântica" já não era mais pensado como um objeto, pois era levado como algo além de um amontoado de partículas. (Gusdorf, 1984)
- BIOMÉDICO
O corpo volta com uma visão cartesiana, na qual separa mente de corpo, excluindo aspectos físicos e psicológicos, mas agora com a evolução da tecnologia eles analisam o corpo de uma forma fragmentada, se concentrando nas partes para melhor estudo do corpo humano como objeto (coração, braço, perna, pulmões, etc.). Os aspectos psicológicos e sociais não possuíam impacto sobre o organismo.
A visão de corpo um pouco mais "evoluída". Percebem que aspectos psicológicos possuem impacto sobre o organismo, mas trabalham de uma forma ainda fragmentada como na visão da biomedicina, separando a mente do corpo, mas como um sistema relacionado.
- HOLÍSTICO
A visão Holística de corpo é mais completa, pois trata o corpo como um aspecto de Totalidade, não o fragmentando como nas outras visões, tratando-o como conseqüência de um todo. Não é dividido em aspecto psicológico e físico, mas sim sendo um CORPO psicofísico imerso numa sociedade atuante e influente em sua formação.
fonte: A psique do corpo, Denise Gimenez Ramos (2006)
Dentro da visão holística existem estudos como o de João Paulo S. Medina, que discutem o nosso corpo como conseqüência histórica, afirmando que a nossa situação de classe que condiciona o nosso corpo. Como assim classe?
Ele fala sobre o capitalismo como sendo dividido em "Classe Dominante" e "Classe dominada" e que existe muito mais "dominados" do que "dominantes" (pobres e ricos).
Por exemplo:
- O corpo da classe dominante (ricos) por terem acesso a comidas mais gordurosas e a uma alimentação mais farta possui facilidade em adquirir doenças cardíacas, derrames, problemas de circulação, etc.
- O corpo da classe dominada (pobres) por muitas vezes não terem acesso a uma boa alimentação, possuem facilidade em adquirir doenças infecciosas, anemias, diarréias, verminoses, etc.
Esse é um dos exemplos, apenas, de uma visão de Totalidade vista na sua forma mais explícita, mostrando conseqüências corporais como resultado da vida social e econômica. Se formos mais adiante podemos ver crianças da classe mais pobre ao mesmo tempo em que diabéticas, anêmicas, o que explicaria isso?
O mesmo comercial ou a mesma propaganda observada pela criança rica é observada pela criança pobre (panfletos, altdoors, folhetos, ou simplesmente à vontade), quando surge para a criança pobre a oportunidade de comprar um alimento, ela não irá comprar o mais nutritivo e essencial, mas sim o mais "gostoso" e supérfluo, ou seja, menos nutritivo e mais calórico, gorduroso e doce.
O corpo como TOTALIDADE
O que é TOTALIDADE?
Não podemos definir seu significado, mas podemos refletir sobre. Totalidade não é a soma das partes, mas a interação delas. Ela deve ser sempre um ideal de busca.
(O brasileiro e seu corpo; João Paulo S. MEDINA - Glossário 1991)
A idéia é entendermos que o CORPO não é algo particionado, e sim um total, somos seres-humanos, e a idéia de corpo objeto já não é cabível. Não temos um corpo somos um corpo.
Somos um corpo influenciado por uma cultura e pela sociedade na qual formam a nossa corporeidade. (Medina 1991)
Eu tenho um corpo
ele é uma máquina!
mas que pensamento torto...
Eu sou um objeto?
algo inanimado ?
mas sou animado!
Tenho um corpo?
O que sou?
Ora, sou um corpo!
by: Rodrigo N. V. Scanavacca
27/04/2010
(kkkkkkkkkkkkk)
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